28 novembro 2024

Gilberto Ribeiro Contabilidade & Consultoria

O que esperar do mercado imobiliário em 2025?

Analisando 2024, o indicador Abrainc/Deloitte, da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, aponta que o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) cresceu 10,1% no índice de procura e 9,2% no de vendas no terceiro trimestre, na comparação ao período anterior. Já os empreendimentos de Médio e Alto Padrão (MAP) apresentaram estabilidade na demanda x oferta, após dois períodos de alta no indicador de vendas.

A pesquisa identificou ainda as expectativas para os próximos 12 meses: a maioria das incorporadoras prevê lançamentos. No terceiro trimestre, o apurado foi 100% em MCMV, 95% em MAP e 98% no Geral (empresas que atuam com os dois produtos). Os números são superiores aos de três meses atrás: 97% MCMV, 88% MAP e 93% Geral.

Já o desejo pela aquisição de terrenos para novos empreendimentos reduziu. A informação consolidada no recorte analisado deu 95% em MCMV, 66% em MAP e 81% no Geral. No trimestre anterior, os números foram 94% em MCMV, 76% em MAP e 86% no Geral.
 

Oportunidades no ensino da Engenharia

O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), o Instituto de Engenharia, o Instituto Mauá, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Centro Universitário FEI e a Poli-USP vão debater, nesta quarta-feira, dia 27, os desafios e as oportunidades no ensino da Engenharia. O evento gratuito, das 14h às 18h, acontecerá no Instituto de Engenharia, na Vila Mariana (SP), e irá reunir estudantes do Ensino Médio que desejam ingressar na graduação. Atualmente, o CIEE contabiliza cerca de 9,3 mil estagiários de Engenharia em todo o país.

Fonte: O Dia

Voltar para notícias